UAlg Logótipo

Universidade do Algarve organiza masterclasses dedicadas à Dieta Mediterrânica

12-05-2021 - 11:21

A Universidade do Algarve, através do Centro de Investigação MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, promove três Masterclasses sobre Dieta Mediterrânica.

Com o objetivo de promover o Dieta Mediterrânica como um conceito multidisciplinar, mas agregador de diferentes valências, que vão desde o território, à alimentação e aos diferentes estilos de vida, esta iniciativa estrutura-se em três masterclasses:

«Masterclasse 1. Breve história do mediterrâneo e a humanização da paisagem», no dia 20 de maio, às 10h00.  A presente masterclasse pretende apresentar a breve história do Mediterrâneo e como a evolução das suas diferentes civilizações moldaram a nossa paisagem natural e cultural, abordando os seguintes tópicos:

1.1   Unidade e diversidade do Mediterrâneo;

1.2   Identidade Cultural Mediterrânica: a sua construção e difusão;

1.3   A cisão do mare internum: o Norte e o Sul entre Roma e o Islão;

1.4   O Oriente no Ocidente: a identidade mediterrânica do Algarve;

1.5   O Mediterrâneo além Atlântico e o mundo no Mediterrâneo: a viagem dos alimentos e a construção da diversidade da Dieta Mediterrânica.

 

«Masterclasse 2. Os pilares da alimentação e gastronomia mediterrânica: aspetos nutricionais e estilo de vida saudável», no dia 25 de maio, às 15h00. O padrão alimentar mediterrâneo promove a adoção de hábitos alimentares saudáveis, enaltecendo o prazer de uma boa comida e das refeições de convívio, mais compatíveis com um estilo de vida saudável e sustentável. Neste sentido, serão abordados os seguintes tópicos:

2.1 Características alimentares e nutricionais do padrão alimentar mediterrânico;

2.2 Padrão alimentar mediterrânico e a saúde;

2.3 Dieta Mediterrânica um estilo de vida saudável e sustentável.

 

«Masterclasse 3. O papel do património cultural no desenvolvimento de ofertas turísticas: oportunidades e desafios», no dia 29 de maio, às 9h00. A Dieta Mediterrânica, no seu conceito mais lato, pressupõe um conjunto de ativos tangíveis e intangíveis culturais específicos de cada território que (valorizados) suportam o desenvolvimento e crescimento do mesmo. Nesta masterclasse serão abordados os seguintes tópicos:

3.1 Conceitos básicos e fundamentais associados ao património cultural material e imaterial;

3.2 Legislação aplicável;

3.3 Gestão do património cultural;

3.4 Potencialidades e desafios associados à utilização dos recursos culturais materiais e imateriais como oferta turística.

 

 

Destinada ao público em geral, esta iniciativa será em formato online, gratuita, mas limitada aos primeiros 30 inscritos. Os potenciais interessados poderão realizar as respetivas inscrições aqui.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto MD.net: When Brand Meets People, cofinanciado pelo Programa Interreg Med. Para mais informações contactar mdnet@ualg.pt.

 

acorda de marisco.jpg

ARTIGOS RELACIONADOS
CRIA TT 2.0

02-02-2017 - 15:07